Fortumo e dtac juntam-se no negócio da faturação direta por operadora na Tailândia

A operadora móvel dtac (parte do Grupo Telenor) e a empresa de pagamentos móveis Fortumo anunciam hoje o lançamento da faturação direta por operadora na Tailândia. Graças à parceria, mais de 27 milhões de assinantes dtac poderão agora pagar por conteúdo digital e jogos de qualidade faturando as compras na sua conta telefónica.

Sr. Tim Verouden, Vice-presidente Sénior, Chefe de Serviços Digitais, PLC Comunicação de Acesso Total da dtac, disse o seguinte: "A nossa parceria com a Fortumo proporciona conveniência aos clientes dtac através da Faturação Direta na Operadora. Os clientes poderão agora pagar por conteúdo digital e jogos de qualidade ao faturar as suas compras na conta telefónica. Faz parte da nossa estratégia colaborar com parceiros de classe mundial para atrair os seus respetivos clientes e influenciar os seus produtos e serviços de forma a desenvolver uma campanha inovadora para maximizar os benefícios dos nossos clientes, como parte da nossa estratégia Os Melhores Serviços Digitais que visa desenvolver serviços digitais inovadores para a satisfação das exigências dos clientes ao nível de internet e dos seus dados pessoais".

"Apenas um quarto da população global tem acesso a cartões de crédito. A maior parte das pessoas sem banco próprio encontram-se em mercados emergentes. Isto significa que os pagamentos móveis são uma forte alternativa a pagamentos provenientes de bancos nos mercados de smartphone com o mais rápido crescimento mundial. Estamos entusiasmados por poder aproveitar esta oportunidade juntamente com a dtac no mercado tailandês e de fazer com que a faturação direta na operadora seja o método de pagamento padrão para pagamentos online neste país", disse Gerri Kodres, Diretor de Negócios na Fortumo.

Sendo que a Tailândia tem uma população de 67 milhões, apenas 4 milhões de pessoas têm acesso a cartões de crédito, de acordo com o Banco Mundial. Entretanto, mais de 33 milhões de pessoas já possuem um smartphone no país. Isto significa que sem a faturação na operadora, comerciantes digitais e de jogos perdem mais de 85% de clientes no país.

A Tailândia é um país “mobile-first”: 90% das pessoas com idades entre os 18 e 24 anos acedem diariamente à internet a partir dos seus telemóveis, de acordo com dados provenientes da Yozzo . Isto também é disponibilizado pelas elevadas taxas de penetração 3G: 72% dos clientes dtac têm acesso a uma ligação 3G. O consumo médio de dados por utilizador neste mercado é de 1,2GB por mês.

Dados internos da Fortumo revelam que 64,8% dos utilizadores pagantes na Tailândia acedem a conteúdos a partir de dispositivos móveis. Com o lançamento da faturação direta na operadora, usando header enrichment, estes utilizadores móveis poderão fazer pagamentos futuros com um só clique. Em mercados onde a Fortumo proporciona faturação direta na operadora aos seus comerciantes, a conversão de pagamento para novos pagamentos é de quase 40% e é mais alta ainda para compras repetidas.

A Tailândia é o segundo mercado onde a Fortumo e o Grupo Telenor lançaram a faturação direta na operadora: as duas empresas têm trabalhado em conjunto no Paquistão durante mais de um ano com um acordo de parceira já em vigor desde 2013. Para além da Telenor, a Fortumo possui também parcerias de faturação direta na operadora estabelecidas com a Telefónica, Singtel, Turkcell, Kyivstar e principais operadoras móveis na Índia e na China.

Em recentes notícias na Ásia, a Fortumo anunciou uma parceria de faturação direta na operadora com a Huawei, fornecedora líder mundial de soluções em tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Para além de operadoras e fabricantes de dispositivos, a Fortumo trabalha com a maior parte das principais app stores e distribuidores de jogos e conteúdos digitais na Ásia, incluindo a Box TV, Ditto TV, Gaana, UCWeb, Mobogenie, Boyaa, Octro e a Games2Win.